Dicas Como Economizar Água

Banner novo caça vazamento

Tempo de leitura: 6 minutos

Como Economizar Água?

É Muito importante ter consciência que esse é o bem mais precioso que temos, além de pensar no financeiro é importante lembrar que a água um dia se tornará escassa se continuarmos a gastar da forma que estamos.

Como Economizar Água

Se você acha que está gastando muito dinheiro com a conta de água, recomendamos que siga as dicas a seguir para economizar água e reduzir o seu consumo de maneira simples e rápida.

Apenas 0,7% da água no mundo é potável, muita gente até sabe da importância de se economizar água mas acabam deixando passar alguns detalhes.

Veja abaixo algumas dicas para reduzir o consumo de água no dia a dia e acabar economizando também na conta de água, confira:

Como economizar água em mais de 70 dicas

Eliminador de ar para economia de água, funciona? E é legal?

Consumo e desperdício de água: A situação no Brasil

Dicas para Economizar Água e Reduzir seu Consumo

É Possível reduzir o consumo de água pela metade na maioria dos nossos afazeres, nem todo mundo se atenta á esses detalhes e acaba desperdiçando sem ter intenção alguma:

Dicas para Economizar Água e Reduzir seu Consumo

  • Banho
    • Durante o banho se deve desligar o chuveiro enquanto ensaboa ou se utiliza o shampoo, dessa forma você reduz o consumo em até pela metade
  • Lavar as mãos
    • Ao lavar as mãos é interessante desligar a torneira enquanto ensaboa, essa é outra pratica importante que muita gente negligencia
  • Lavar a calçada
    • Muita gente ainda faz isso e é um absurdo, é possível limpar a calçada mais rápido apenas varrendo, mas algumas pessoas por preguiça acabam usando litros e litros de água sem necessidade.
  • Escovar os dentes
    • Muita gente ao escovar os dentes deixa a torneira aberta, isso pode desperdiçar de 3 á 5 litros, é recomendado que use um copo cheio de água para enxaguar a boca.
  • Fazer a barba
    • É Interessante também enquanto você ensaboa o rosto ou rapa, desligar a torneira, dessa forma você economiza e só usa quando precisa.
  • Lavar louça
    • Ao ensaboar as louças é interessante lembrar de fechar a torneira, pode parecer óbvio.
  • Vazamentos
    • Outro detalhe importante é se atentar em resolver os vazamentos, sabe aquela torneira que fica pingando? ela pode gastar 30 litros de água por dia.
  • Vazamentos internos
    • Se sua conta está alta, pode estar havendo vazamentos internos de água na sua tubulação, isso pode estar te fazendo desperdiçar água e gastar mais dinheiro

Conta Alta 5 Dicas Como Achar Vazamento de Água no Imóvel

Economize Água Investindo em Modernidade.

Além desses detalhes, para quem deseja investir mais é possível economizar ainda mais, no longo prazo esses investimentos valem a pena pois a economia é considerável, um deles é o vaso sanitário que funciona a seco, uma lava louças pode economizar cerca de 40% no uso de água.

Economize Água Investindo em Modernidade

Ao contrário do que muita gente pensa, uma máquina de lavar roupa ajuda na economia, ela otimiza o uso de água, também existem torneiras que ajudam na economia de água, basta comprar uma peça chamada “arejador”.

É Uma peça que introduz bolhas de ar no jato de água, dando um aspecto de mais volume de água e eliminando os respingos de água, dessa forma ajudando a reduzir o consumo.

Além das torneiras, essa peça também pode ser instalada nos chuveiros, a sua função é a mesma e com isso a economia pode ser gigantesca pois o que mais gasta água em uma residência são os chuveiros e torneiras.

Aproveitando Água da Chuva

Muita gente tem o hábito de captar a água da chuva para uso não potável, ou seja, acaba utilizando para lavar o quintal, carros, regar as plantas.

Vaso Sanitário

Outro tipo de vaso que ajuda na economia é o que tem a caixa de água acoplada no vaso sanitário, pra você ter ideia são gastos 6 litros de água, enquanto o vaso sanitário comum com válvula utiliza de 15 a 30 litros.

Também se atente para vazamentos no vaso sanitário, esse tipo de vazamento pode passar desapercebido e pode estar contribuindo para o gasto de água desnecessário.

Piscina

Se você tem uma piscina e deixa ela destampada durante o dia está desperdiçando água sem saber, isso porque a água evapora quando exposta ao sol por muito tempo, é interessante investir em equipamentos para tratar a água, dessa forma você não precisa trocar com frequência e economiza na conta de água.

Outra dica é manter a água cerca de 15 cm a baixo do nível da piscina, dessa forma você evita transbordamento e desperdício de água.

Balde no Chuveiro

Sabe aquele tempo em que o chuveiro fica ligado para atingir a temperatura ideal para você? já se atentou que toda aquela água é desperdiçada? uma dica importante é usar um balde para reter aquela água e utilizar em qualquer outro afazer da casa, você pode usar para regar plantas, no uso da descarga, só não é indicado o uso envolvendo louças e alimentos.

Lavando o Carro

Muita gente na hora de lavar o seu carro utiliza da mangueira para essa função, é preciso lembrar de fechar na hora de ensaboar o carro e só ligar quando for enxaguar, e se quiser economizar ainda mais, é indicado que se use o balde com água em vez da mangueira.

Meio Ambiente

Muita gente não sabe desse detalhe, mas jogar óleo de fritura na pia pode contaminar 400 mil litros de água, é extremamente prejudicial ao meio-ambiente, recomendamos que deposite o óleo em garrafas pet ou galões, muitos supermercados aceitam litros de óleo antigo em troca de novos, além de poupar o meio ambiente você economiza nas compras.

Outro detalhe é que muita gente acaba jogando lixo no vaso sanitário, isso é muito prejudicial ao meio ambiente, evite também jogar o papel no vaso, existe lixo para isso.

Plantas e Jardim

Se você é do tipo de pessoa que gosta de ter plantas ou manter um jardim, uma dica importante é deixar para regar durante a noite, dessa forma a água não evapora, também é recomendado o uso do regador do que a mangueira.

Caixa D’agua

Muita gente possuí um tipo de caixa que quando cheia começa a vazar, fique atento e não deixe que isso ocorra, também é possível que ocorra vazamentos de água na caixa, faça uma manutenção a cada seis meses para que não haja desperdício de água.

Máquina de Lavar

Apesar de ser mais econômica do que lavar roupas na mão, você também pode reaproveitar a água que sai da máquina para lavar o quintal ou a calçada, até o chão de casa você pode lavar com essa água, é uma maneira eficiente de utilizar a água que seria jogada fora.

Outra dica é deixar para lavar louças apenas quando puder encher a máquina de lavar, dessa forma você também faz uma economia de água pois a quantidade a ser gastada vai ser a mesma para 10 ou 40 peças, existem máquinas que você consegue definir a quantidade de água, se atente á esses detalhes.

Conscientização

Alerte os membros de sua família, ensine e dê dicas para reduzir o consumo de água, quanto mais pessoas estiverem atentas á esses detalhes, maior é a economia de água, o meio ambiente e seu bolso agradece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *