Première Brasil

Première Brasil apresenta a multiplicidade da produção audiovisual brasileira recente.

Em 2018, 48 longas e 20 curtas entre ficções e documentários, estão distribuídos nas categorias Competitiva, Hors Concours, Retratos e Novos Rumos. 

A mostra competitiva Novos Rumos, que a cada ano conquista o público e se consolida como o espaço de diversas linguagens cinematográficas e novos diretores, vai exibir 7 longas e 7 curtas em sua seleção. 

A Mostra Retratos vai apresentar 11 longas, com recortes que registram de maneira singular personalidades e temas/assuntos relevantes na história do país.

Os filmes das mostras competitivas concorrem ao Troféu Redentor, eleito por voto popular (melhores longa-metragem e curta-metragem) e pelo júri oficial, composto por expoentes da cinematografia nacional e internacional. 

Este ano, o Festival do Rio também conta mais uma vez com o Prêmio Petrobras de Cinema, oferecido pela empresa para a distribuição comercial do melhor filme de ficção da competição da Première Brasil, e melhor filme da mostra Première Brasil Novos Rumos, escolhidos pelos júris oficiais.